Curso de Meditação - Do denso ao subtil

12-02-2016 16:13

CURSO DE MEDITAÇÃO – DO DENSO AO SUBTIL
6 DE FEVEREIRO DE 2016

        Nunca desistir!
        Desde que pratico SwáSthya Yôga, sempre tive muito presente que nunca se deve desistir. Determinação, perseverança e coragem. Sempre. Como em tudo na vida, nada se consegue sem vontade e disciplina, e com a prática de meditação não é diferente.
        A meditação é uma técnica do Yôga! Dhyána é traduzido como meditação, mas o seu melhor sentido é o de contemplação. Uma boa definição técnica é intuição linear e a melhor definição erudita é paragem das ondas mentais ou cessação dos turbilhões da consciência. Trata-se da evolução dos estados de pratyáhara e dhárana. O SwáSthya Yôga preconiza três métodos que, grosso modo, pode dizer-se que chegam a abarcar praticamente todos os demais. São eles o yantra dhyána, mantra dhyána e tantra dhyána. É através de dhyána que podemos alcançar o samádhi, a hiperconsciência e, como dizia Vyassa: "Yôga é o samádhi". Logo sem dhyána não há Yôga. E Theos Bernard diz: "o samádhi não pode ser vivenciado até que seja criado um estado de não mente. Todas as modificações do princípio do pensar têm de cessar; todas as formas de pensamento têm de ser removidas, porém algumas formas de consciência têm de permanecer. Sem a experiência do Yôga é difícil imaginar o que se quer dizer."
        Temos que parar o pensamento, não para nos alienarmos do mundo, mas para expandirmos a consciência, e isso é meditação. Mas, sem o vivenciarmos nunca o poderemos saber! Como o Mestre João Camacho costuma contar sobre Vivêkanánda quando este atinge o samádhi: - Ah! Então é isto!
        Este foi mais um curso dirigido pelo Mestre João Camacho que tão bem nos soube encaminhar e prender, deixando o gostinho pela vontade de mais. Mais cursos, mais experiências, mais partilha, tornando esta linda egrégora, cada vez mais forte e unida.

"Há metafísica bastante em não pensar em nada, Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma e sobre a criação do Mundo?
Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos E não pensar."
                Fernando Pessoa

SwáSthya!

Paula Trigo de Sousa, Instrutora
Discípula de João Camacho, Yôgachárya
Directora geral do Espaço Cultural
www.espaco-cultural-kali.pt
www.facebook.com/espacoculturalkali
Espaço Cultural Kálí

Voltar

Contactos

Espaço Cultural Kálí
Largo do Troino nº18-1ºdrt.,
2890-030 Alcochete
Portugal

966360709

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode