Curso de Yantra e meditação

06-05-2017 14:00

No próximo dia 6 de Maio de 2 017, entre as 14h e as 18h 30, decorrerá um curso de Yantra e meditação na praia. O curso, organizado pela Professora Anabela Duarte da Silva, será ministrado pelo Mestre João Camacho.
Este curso permitirá construir alguns yantra usando a areia, as pedras e as conchas da praia e até a vegetação local e outros materiais. A sua construção facultar-nos-á a concentração necessária e prévia aos estados meditativos. E com este curso aprofundaremos o conhecimento e a vivência do yantra e da meditação.
As vagas são limitadas. Por isso assegure a sua inscrevendo-se já.
“O yantra é uma representação visual das energias, forças e vectores que operam nos nossos corpos e no cosmos. Se o mantra utiliza os símbolos verbais, o yantra utiliza os visuais. No yantra todo o mundo visível é reduzido às suas essências e às unidades fundamentais, como o ponto, o círculo, o triângulo, o quadrado.
Segundo os linguistas, a palavra yantra derivará da raiz yam, ou, das palavra yantrati ou yantrayati. O significado destas duas últimas palavras é de ‘conter’, ‘obrigar’, ‘dirigir’. Yantra também significa artefacto, aparelho, maquina. Assim a pedra do moinho é yantrapala. Yantra putrika é a marioneta que se move por cordas.
A palavra yantra também designa instrumentos cirúrgicos, tal como o esclarece o Susruta-samhita, um tratado de medicina cirúrgica. Por sua vez a palavra yantranam significa protecção, guardar, atadura, como o mesmo tratado o refere.
O yantra pode ser feito em areia, desenhado em papel, gravado em metal ou em pedra e pode ser usado junto ao corpo como um talismã.”
João Camacho, Yantra.

Voltar

Contactos

Espaço Cultural Kálí
Largo do Troino nº18-1ºdrt.,
2890-030 Alcochete
Portugal

966360709

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode