Curso - Mitologia, Shiva e os seus atributos

07-04-2018 14:30

Mitologia.
Shiva e os seus atributos.

Shiva enquanto paramshiva é tão só o princípio da consciência. Mas os mitos, as lendas, o pensamento mítico, têm por objectivo proporcionar uma compreensão para lá do mental discursivo. Fazer aprender sem passar pela análise da mente racional.
Nos mitos e lendas Shiva tem vários atributos que se manifestam nos seus mil nomes. Cada nome representa um atributo do Mahêshwara Yôga. Ele é o auspicioso, o propício, o amável, o benigno, benevolente, amistoso, o terno.

“O que importa na mitologia não é tanto as variadas lendas com que se apresenta, mas sim o princípio representado. E não, em concreto, a veracidade das lendas com que é ilustrado. Essas lendas apenas permitem que se compreenda melhor tal princípio. Assim o verificarão na apresentação deste nosso trabalho sobre as expressões da Shaktí no tantrismo. Ilustrá-lo-emos, na sua aplicação concreta, com a análise de algumas lendas, ritos e cultos que, alguns, ainda hoje são seguidos.
As lendas existem para tornarem acessíveis à compreensão realidades universais, ou conceitos abstractos. Pois as lendas e os mitos não podem ser entendidas como meros exercícios de imaginação e de fantasia. Antes são como que mapas para a compreensão intrapsíquica do caminho para a libertação, expressa através do samádhi, objectivo de qualquer linhagem de Yôga e do próprio Tantra Yôga.”
João Camacho e Anabela Duarte da Silva

Voltar

Contactos

Espaço Cultural Kálí
Largo do Troino nº18-1ºdrt.,
2890-030 Alcochete
Portugal

966360709

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode