Fevereiro de 2017

28-02-2017 15:57

Fevereiro de 2017
Espaço Cultural - Ashram Pashupati

O mês de Fevereiro é especial. Muito especial. Termina hoje com a intensidade da Nossa Cultural, que acontece naturalmente e habitualmente, com a qual convivemos e vivemos em toda a sua dimensão. A essa intensidade que respiramos, este mês somamos comemorações de grande significado para a nossa Escola, para o Yôga e para cada um de nós.
O curso mensal, Hinduísmo, Filosofia, História, ministrado pelo Mestre João Camacho, com a excelência a que estamos habituados, deu o mote de abertura do mês de fevereiro, dedicado em pleno a comemorar esta cultura milenar.
O Dia do Yôga que assinalamos e comemoramos no dia 18 de Fevereiro, aquando a o aniversário de Shrí DeRose, Mestre do meu Mestre e sistematizador do Yôga milenar que preconizamos.
A titulo comemorativo e assumindo a nossa missão de transmissão do Yôga antigo, promovemos entre 13 e 18 de Fevereiro, a semana livre, onde foi possível realizar, a qualquer pessoa, uma prática de SwáSthya Yôga por dia, no Espaço Cultural - Ashram Pashupati, no Montijo e no Espaço Cultural Káli em Alcochete. No dia 15 de Fevereiro, no habitual Sat Chakra, comemoramos a passagem da nossa querida companheira Ana Rebotim, a Chêla, com a realização do seu exame com sucesso, assumindo com honra a sua condição de Discípula do Mestre João Camacho.
Registamos o 18 de Fevereiro com excelência na realização do nosso Áshtaka VII - octógono de inverno, com a tema Sámkhia - conhecimento perfeito, numa primeira parte e Sámkhia - cosmogénese, numa segunda parte, pelo nosso querido Mestre João Camacho.
Assinalamos igualmente com grande orgulho a inauguração do Espaço Cultural Kailash, em Serra Talhada, do nosso discípulo e Instrutor Leonardo Terto, assegurando assim a representação do Yôga e do Ashram Pashupati no Brasil.
No Áshtaka, a abertura e encerramento ficou a cargo do poder e da alegria do Coral Rajas Agni. A Biblioteca DeRose, enquanto alta patrocinadora do evento também se fez representar nas boas vindas aos participantes, através da Instrutora Ana Fina, sua Directora, com referência à comemoração do seu V aniversário, a celebrar no dia 5 de Maio neste ano de 2017. A conferência do Mestre, Sámkhya, um dárshana ortodoxo do hinduísmo, que assume que cada um de nós pode atingir patamares de excelência, mediante a evolução do nível de consciência. Foram proferidas as conferências de exame: A evolução vertical no SwáSthya Yôga (professora Anabela Duarte da Silva) e Pránáyáma - conceitos básicos (Instrutor Luís Lázaro). A apresentação das coreografias lindíssimas dos nossos companheiros: Instrutor estagiário Leonardo Terto de Magalhães e a Graduada Tânia Ferreira.
Na medida em que a comemoração faz parte integrante da nossa forma de estar e neste mesmo dia com muita alegria e num convívio maravilhoso, comemoramos o Yôga, o aniversário do Mestre, o novo espaço cultural Kailash e a progressão dos nossos professores que atingiram com excelência os resultados de mais um degrau evolutivo, a professora Anabela revalidando o 3.º selo do grau de docente e o Instrutor Luís Lázaro, que ingressou no grau de docente, com um jantar com o Mestre, professores, instrutores, praticantes e amigos no restaurante indiano no Montijo, Rangla Punjab.
No dia 25 de Fevereiro, estivemos presentes no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, com o V Encontro de Coros e Recital de Mantra, com a participação do Coro Alegro, do Coro do Parque de Campismo de Almada, o Coro Sénior de Carnide e do nosso Coral Rajas Agni, que organizou e apresentou o encontro na parceria com o Museu e encerrou com o recital de mantra - canto clássico híndu.
Este mês é muito especial. E também para mim, que comemoro com as pessoas que fazem parte da minha vida, o meu aniversário, no dia 26 de Fevereiro. E fecho assim, com chave de diamante e com o coração cheio de tudo o que é maravilhoso, este mês fantástico.
E assim vivemos, evoluímos, crescemos, sentimos e comemoramos a maravilhosa energia e alegria da Nossa Cultura e da nossa egrégora que se expande em cada um de nós.
Muito obrigado querido Mestre, por tudo, de coração.
Muito obrigado queridos companheiros de caminho, pela partilha extraordinária que assumimos sempre com tanto amor e alegria.

SwáSthya.

Ana Fina, Instrutora Assistente
Discípula de João Camacho, Yôgachárya
Espaço Cultural Ashram Pashupati, Montijo

Voltar

Contactos

Espaço Cultural Kálí
Largo do Troino nº18-1ºdrt.,
2890-030 Alcochete
Portugal

966360709

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode