Kama Shudhi - reprogramação emocional

17-07-2019 16:48

Mais um fantástico curso ministrado pelo nosso Mestre João Camacho, kama shudhi - reprogramação emocional.
"Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim." Sartre
Emoções, sentimentos, sensações, humor, temperamento, personalidade, são tudo coisas diferentes. Sofrem oscilações, mudanças, e são todas passíveis de serem trabalhadas, melhoradas, reprogramadas, consoante as necessidades. Temos que aprender a ver de fora, abrir os olhos e ver, túrya - consciência testemunho, perceber o nosso caminho, as nossas reacções, os nossos enleios, e mudar o que for necessário mudar. Mudar sem medo, até porque esta é a emoção mais viscosa, que mais se entranha. Pode levar à perda de auto-confiança, à criação de fobias, ... mas por outro lado, ajuda-nos a sobreviver, mantém-nos alerta. A pessoa triste fecha-se sobre si mesma, a alegre é expansiva. O ego deve ser domado e não eliminado. Vamos percebendo que o equilíbrio é o mais importante, e um bom exemplo disso é a paixão, ninguém fica apaixonado para sempre, tem que haver uma transformação de emoção, de sentimento. Então, retiramos que, as emoções têm as duas faces, há que ir trabalhando tapas. Tapas é ascese, disciplina, auto-superação ou esforço sobre si mesmo. Consiste em transcender pela força de vontade, as limitações humanas naturais. É uma das práticas mais arcaicas do Yôga, e o seu mais alto nível é o aprimoramento do carácter. E para isto, Pátañjali ensina que devemos cultivar :
- amizade para com os felizes
- compreensão para com os infelizes
- alegria para com os bons
- indiferença para com os maus.
O psicólogo americano Maslow, criou a pirâmide das necessidades. Uma pirâmide com cinco níveis, uma estrutura com a qual nós no Yôga nos identificamos. A pirâmide a subir, os degraus a percorrer, o caminho a fazer, para o auto-conhecimento, para a auto-realização, para a hiperconsciência. Na NossaCultura, muito antes de Maslow, já eram usadas as normas éticas, os yama e os niyama, como forma de domar o ego, uma forma de superação rápida e eficiente dos obstáculos à hiperconsciência.
Sendo suspeita no que vou dizer, a melhor forma de aprimoramento do carácter é nos dada através do Yôga. Mas não sou só eu que digo, o bhuta shudhi já era referenciado nos Vêda, no Yôga Sútra de Pátañjali, nos Shastra, ... Se não acreditam, vão confirmar!

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía."

Luís Vaz de Camões

Querem saber mais, juntem-se a nós! E mudem tudo - Se queres mudar o mundo, começa por ti e tudo muda contigo!

Voltar

Contactos

Espaço Cultural Kálí
Largo do Troino nº18-1ºdrt.,
2890-030 Alcochete
Portugal

966360709

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode