Museu Nacional de Arte Antiga

25-07-2017 11:52

O fabuloso Museu Nacional de Arte Antiga é o mais importante museu de arte dos séculos XII a XIX em Portugal, com a mais relevante colecção de arte antiga do país. Desde pintura, escultura, arte decorativa, joalharia, cerâmica, têxteis, ... Dá para nos perdermos lá dentro, entre viagens e contemplação. No entanto, fomos com o plano de 3 objectos de estudo, os Painéis de S. Vicente de Fora ou retábulo da investidura da nação pelo Espírito Santo (de Nuno Gonçalves, pintor de D. Afonso V), a Aparição de Cristo à Virgem (de Jorge Afonso, pintor de D. Manuel) e Ecce Homo (autor desconhecido).
Começámos com o políptico de S. Vicente de Fora, a mais importante pintura portuguesa do século XV. Uma obra que representa a adoração de S. Vicente, padroeiro da cidade de Lisboa e dos navegadores, um iniciado, psicopompo, pontifex, rodeado de clero, nobreza e povo, na época de D. Afonso V. O povo unido com um propósito - a investidura da nação. Olhámos cada painel, tentando perceber as cores, as expressões, cada símbolo, cada gesto. O verde esmeralda (cor do papado), o roxo (cor da vergonha), um reflexo a representar uma janela moura, a espada torta, o símbolo da Ordem de Santiago, o laço do amor, o livro aberto, o livro fechado, a lança, a corda, a rede, o bastão, as luvas brancas, os números (o número do homem - o Messias de Deus, o Chakravartim, da tradição hindu, que fará reinar a paz entre os homens justos por toda a terra), etc. Podíamos ficar o dia todo e mesmo assim não chegaria para conhecer toda a simbologia destes painéis. Conseguimos perceber perfeitamente a ligação ao Oriente, retirar ensinamentos do Tantra, ensinamentos do Sámkhya, através da linguagem crepuscular. 
Uma visita que não pude completar, mas que apesar das inúmeras que já fiz acompanhando o Mestre João Camacho, esta tornou a aprendizagem mais sólida, mais focada, mais subtil. Tal como na nossa evolução, em que vamos percebendo que no mais simples está o mais poderoso.
SwáSthya!
Professora Paula Trigo de Sousa

Voltar

Contactos

Espaço Cultural Kálí
Largo do Troino nº18-1ºdrt.,
2890-030 Alcochete
Portugal

966360709

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode