Ôshadhi Yôga. II Módulo

04-06-2016 14:00

Cabo Espichel - Promontório que se estende pelo Oceano Atlântico e se localiza na terra do zimbro, Sesimbra. O cabo é também conhecido pelo Santuário de Nossa Senhora da Pedra de Mua, ermida erguida para guardar a imagem da Virgem e local de peregrinação.
Contrastando com toda a grandiosidade do Cabo e Santuário, encontramos a pequena Ermida da Memória, coroada por uma invulgar cúpula. Nos azulejos do interior desta ermida, encontra-se numa au...tentica banda desenhada setecentista, a história de dois velhos de Alcabideche e da Caparica, que presenciaram o milagre da subida de Nossa Senhora pela arriba, montada na sua grande mula e transportando o menino ao colo. No entanto, as pegadas atribuídas à mula, são na realidade registos icnofósseis de dinossauros. Tratam-se aliás, do primeiro exemplo convincente do comportamento gregário nos saurópodes, reconhecido numa jazida icnológica europeia, bem como o melhor testemunho conhecido de tal comportamento entre saurópodes juvenis.
Por todo o cabo, podemos descobrir espécies, neste caso, espécies de plantas, sendo esse mesmo o objectivo deste curso dirigido pelo Mestre João Camacho.
Por se tratar de um cabo, o vento constitui um factor muito importante, estabelecendo diferenças nítidas na composição e morfologia da vegetação entre os locais mais ou menos expostos. Encontramos carrasco e junipero a crescer em altura, mediante a profundidade dos valeiros, ou adensando-se junto ao chão pela força do vento, assim como a aroeira (planta do pistacio). Nas áreas mais expostas percebemos que a vegetação não ultrapassa os 50 cm de altura e descobrimos salvia, tojo, tomilho, alecrim, cardo, oregãos, ... e também novamente junipero e carrasco na altura das restantes.
Aproveitámos para colher algumas destas plantas, para temperar o nosso lanche, para banhos, chás ou plantar em casa, escalámos o Titã petrificado, e terminámos o nosso curso, sentindo todos os elementos, com uma aula ministrada pelos nossos queridos Mestre João Camacho, Prof. Anabela Duarte da Silva, Instrutor Luis Lázaro e por mim.
Um grande dia, na melhor das orientações e melhor das companhias!
SwáSthya!

Voltar

Contactos

Espaço Cultural Kálí
Largo do Troino nº18-1ºdrt.,
2890-030 Alcochete
Portugal

966360709

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode