Sankalpa, Labirinto, Consciência

06-09-2015 19:09

A metodologia da Nossa escola devemos segui-la diariamente. Shrí DeRose chegou, em tempos, a referir que para fazer o ashtánga sádhana bastariam oito minutos por dia. Um minuto por anga. Claro que se lhe dedicarmos mais tempo, melhor. Mas a ideia é a de promover a prática diária. E esta deve ser seguida com ritmo e rotina. Com tudo o que isso implica na vida de cada um de nós. Para tanto necessário é determinação. É necessário sankalpa (intenção), e bháva (o sentimento, a dedicação, a entrega, aquilo a que nos determinamos, aos objactivos que estabelecemos), para que se alcance pránutana - a ascensão da kundaliní. E claro que a vida continua à nossa volta e nós nela. É esse o caminho do tântrico. É esse o seu labirinto. É o caminho que o pode fazer perder-se, são as "solicitações" da vida. O brahmachárya, isolado na montanha, dentro da caverna, o que tem para o distrair e para o afastar do caminho delineado? Apenas as suas pulsões internas e as ondas mentais, os vritti, os vásana, os samskára. Nada mais. Não tem a casa para arrumar, um filho para cuidar, um trabalho pelo qual tem que responder, nem a comida faz, pois até esta lhe é facultada pelo mosteiro a que está ligado. O brahmachárya deve praticar abstinência sexual. Mas na caverna onde se encontra isolado, onde estão as mulheres que o possam tentar? Tudo se passa na sua mente?

Já o tântrico, em termos mentais, em termos dos turbilhões da consciência, tem os mesmos e depois todas as outras solicitações que acima referi e ainda muitas outras mais. Mas isso não deve impedir o tântrico de procurar a disciplina do quem quer fazer o percurso. E, se analisarmos bem, em toda a liberdade que o tântrico tem, ainda necessita de maior disciplina. Pois tem de trilhar o caminho escolhido, apesar de, em cada momento, poder escolher todos os outros, ou qualquer um dos outros. E as "tentações" às vezes são muito fortes.

Não obstante a liberdade, esta deve ser exercida, como expressão da consciência elevada e evoluída, na procura do caminho que escolhemos.

Um dia li um texto de alguém que, após ter transmitido a sua mensagem, concluiu, dizendo: morria se não o dissesse. No meu caso não será exactamente isso, mas devo continuar a mostrar-vosoutros horizontes, outras formas de ver, de olhar, às vezes contra aquilo que se tinha como certo, como aceitável, como padrão de referência. É uma consequência da evolução, do alargar horizontes, do sair, como referi num dos comentários anteriores, da zona de conforto. Há que "derrubar barreiras".

 

João Camacho

Voltar

Contactos

Espaço Cultural Kálí
Largo do Troino nº18-1ºdrt.,
2890-030 Alcochete
Portugal

966360709

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode